Logo Baru Observatório

Encontro de Folclore e Patrimônio acontece do dia 21 a 23 de agosto

O I ENFOP – Encontro de Folclore e Patrimônio Cultural tem como propósito promover o intercâmbio entre saberes populares e reflexões acadêmicas

Um placeholder qualquer

Letícia Jury

07 de agosto de 2025

Compartilhe nas redes sociais

O Encontro de Folclore e Patrimônio Cultural já tem data definida para acontecer em Anápolis: será do dia 21 a 23 de agosto, no Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior, da UEG. Para o presidente da Comissão Anapolina de Folclore, Maximiliano Correa, o I ENFOP busca promover o intercâmbio entre saberes populares e reflexões acadêmicas, a partir de uma abordagem crítica, plural e comprometida com a valorização da cultura como expressão de identidade, memória e resistência.

Questionado sobre o balanço que faz das atividades da Comissão, que completa um ano da sua reestruturação e posse dos novos membros, o presidente destaca que a equipe tem conseguido articular parcerias interessantes com outras instituições de cultura e educação, além de manter um diálogo produtivo com o poder público.

“É dispensável afirmar que esses resultados são possíveis graças à atuação dos membros, que prosseguem atuantes na construção de propostas e consolidação de projetos. Com os mestres da tradição, o diálogo vem sendo construído aos poucos, no ritmo natural que este processo exige, respeitando os espaços e saberes de cada grupo. Entretanto, nesse meio tempo, já temos feito contatos importantes com diversas áreas da cultura tradicional anapolina, como o artesanato e a dança”, diz.

Encontro

O I ENFOP – Encontro de Folclore e Patrimônio Cultural tem como propósito promover o intercâmbio entre saberes populares e reflexões acadêmicas, a partir de uma abordagem crítica, plural e comprometida com a valorização da cultura como expressão de identidade, memória e resistência.

Sob o tema “Diálogos Epistemológicos”, esta primeira edição se propõe a problematizar os modos de produção do conhecimento sobre o folclore, o patrimônio imaterial e as expressões tradicionais, interrogando as fronteiras entre ciência, oralidade, religiosidade, sensibilidade estética e prática social. O evento acolherá simpósios temáticos, oficinas, mesas-redondas e apresentações artísticas, em formato híbrido, reunindo pesquisadores, agentes culturais, mestres da cultura popular e estudantes de diferentes áreas do saber.

O ENFOP é uma iniciativa da Comissão Anapolina de Folclore (CAF) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais da UEG (PPG-TECCER/UEG). A apresentação dos trabalhos acontece nos simpósios temáticos: Oralidades Negras: culturas, saberes e narrativas decoloniais em debate; Geopoesia e Patrimônio Cultural: nos corredores do folclore de Goiás, Brasília, Tocantins; Mitologia em perspectiva: Perspectivas Brasileiras e Epistemologias Emergentes; Simbologias botânicas no imaginário popular: entre o folclore, os rituais e as crenças populares.

© 2025 Baru Observatório - Alguns direitos reservados. Desenvolvido por baraus.dev.